27 de julho a

01 de agosto

2021

Festival Amparo

O QUE É?

O Festival Amparo acontece entre os dias 27 de julho e 1 de agosto e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para contratar programação artística em espaços culturais privados dedicados à promoção artístico-cultural — espaços impedidos de desempenhar plenamente suas atividades pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19.

A programação conta com shows, espetáculos de teatro, apresentações de DJs e outras performances. Ela foi definida em diálogo com os responsáveis por mais de 100 espaços, mapeados pela equipe da Secretaria em toda a cidade.

A relação entre artistas e estes espaços vai além do encontro com o público no momento do show, que por ora está suspenso. Os palcos são celeiros para o desenvolvimento de cenas, revelando talentos e acompanhando trajetórias. O Festival Amparo celebra este espírito com seis dias de programação exibida em três canais neste site, CCSP, Galeria Olido e Vila Itororó.

MAPAS / PALCOS

São Paulo é internacionalmente reconhecida por sua vibrante vida cultural e por uma fértil cena artística historicamente alicerçada em clubes, casas noturnas e espaços culturais. De portas fechadas para o público há mais de um ano, alguns destes espaços resistem e são de fundamental importância para que a cadeia produtiva do setor de eventos possa se manter e se reestruturar para uma retomada segura. Em diversas regiões da cidade, com tamanhos, estruturas e propostas estéticas diferentes, estes são os palcos do Festival do Amparo.

NAVEGUE PELOS PALCOS NO MAPA EXCLUSIVO DO FESTIVAL AMPARO

IMPRENSA

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo dispõe de uma equipe de imprensa, que trabalha das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, com plantões aos fins de semana.

CONTATO

Email: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 11 3397-0050

TRANSPARÊNCIA

O Festival Amparo é uma extensão do Plano de Amparo à Cultura, que desenvolve um conjunto de medidas diversas de apoio a artistas, técnicos, produtores, espaços culturais, grupos e coletivos impossibilitados de exercer suas funções em razão da pandemia de covid-19. O festival tem como objetivo a contratação de programações artísticas em espaços culturais privados dedicados à promoção cultural, apoiando os espaços culturais e casas noturnas, bem como os profissionais envolvidos na realização de espetáculos, que estão impedidos de exercer plenamente suas atividades neste momento.

Ao contratar apresentações artísticas (espetáculos, shows, festas e outras performances) nestes espaços, a Secretaria Municipal de Cultura reforça importância dos palcos permanentes e contribui para sua valorização e sobrevida neste momento delicado em que ainda não há previsão de retorno pleno do setor, paralizado desde a publicação do Decreto Estadual Nº 64.881, de 22 de março de 2020.

Os palcos foram selecionados a partir de mapeamento da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, buscando espaços em todas as macrorregiões da cidade. Os valores definidos para as contratações levaram em consideração: o histórico, estrutura e tamanho dos espaços, sua relevância para a cena artística paulistana e as atrações apresentadas.

Além de uma ação de mitigação dos danos sofridos pelo setor cultural, o projeto também é ação fundamental e essencial para garantir o acesso da população à diversidade cultural da cidade, de acordo com o Art. 215 da Constituição Federal. O evento ocorre de forma segura e responsável através da fruição das apresentações artísticas em formato online, transmitidas nos canais de cada espaço e divulgada no site do Festival e nas redes sociais da Secretaria. O festival visa ajudar estes espaços e grupos artísticos envolvidos com eles a atravessarem o momento de crise provocado pela pandemia do coronavírus e sobreviverem como peças fundamentais para a plena retomada das atividades culturais na cidade.

O que fazemos

muda tudo.

Rolar para cima